Dona: Valdete Pires de Oliveira
Tema: Alimentação Saudável
Apresentação
Este projeto tem como objetivo fazer uso da Tecnologia e informatização de uma maneira prática e com acréscimo pela valorização da aprendizagem em sala de aula. Escolhendo um tema a ser trabalhado como busca e pesquisa na Unidade Escolar como Tema Central. A partir da necessidade do saber sobre a alimentação com momento de tomada de decisão, tornar um ser consciente em busca de uma alimentação saudável. Ampliando os conhecimentos sobre as atividades práticas com registros e pesquisas usando os mecanismos tecnológicos possíveis. E como conseqüência criar um meio de comunicação fácil a todos que busquem os mesmos objetivos.
Objetivos
Dar subsídios para que os alunos usem este cyber-espaço como ampliação do conhecimento formando seres críticos e conhecedores da alimentação saudável. Desenvolver conceitos sobre os alimentos, suas áreas de produção, utilização, condições de exploração de pesquisas, quem deve controlar a alimentação e o consumo. Criar outro ambiente prático “Horta” provocando um momento de criação e realização da pesquisa de uma maneira produtiva e criativa.
Troca de experiências entre outros alunos da Unidade Escolar e Comunidade.
Buscar soluções no âmbito pessoal e comunitário para contribuir de uma maneira saudável. E até tornar as pessoas conscientes e não sedentários.
Recursos materiais
- Sala de Informática;
- Horta;
- Biblioteca;
- Sala da Biblioteca;
- Páteo da Alimentação
Material de apoio
- Horta;
- Biblioteca;
- Sala da Biblioteca;
- Páteo da Alimentação
Conteúdo
Material de apoio
Procedimentos
Etapa 1
Após e durante a realização dos trabalhos bimestrais, sensibilizar os alunos sobre a questão das aulas de informatização e conscientização sobre a alimentação saudável. Classificação dos alimentos e sua importância. Utilização, consumo e produção dos Alimentos. Novos trabalhos oferecidos na área. Ainda não conhecidos com facilidades.
A cada aula envolvida no tema: os alunos irão observar pesquisar e escrever sobre o tema conscientizando e respondendo algumas questões. Discutir em sala, como por exemplo:
- Qual a importância dos alimentos;
_ Classificação dos alimentos;
_ O que são Energia dos Alimentos, como adquirimos essa energia.
_ Quantos alimentos são jogados fora, o que podemos reutiliza-los? Dê exemplos.Talos da couve, etc.
_ Como e a quantidade de extração dos alimentos e se pode prejudicar o Meio Ambiente?
_ Como e a quantidade de extração pode auxiliar o Meio Ambiente?
_ Verificar se há como substituir mecanismos?
_ Classificação dos alimentos;
_ O que são Energia dos Alimentos, como adquirimos essa energia.
_ Quantos alimentos são jogados fora, o que podemos reutiliza-los? Dê exemplos.Talos da couve, etc.
_ Como e a quantidade de extração dos alimentos e se pode prejudicar o Meio Ambiente?
_ Como e a quantidade de extração pode auxiliar o Meio Ambiente?
_ Verificar se há como substituir mecanismos?
Observando as “Pesquisas”: os alunos deverão observar em sua casa e fazer anotações e reflexões sobre o que viram em relação aos alimentos, considerando as seguintes questões:
- Que problemas observaram com os alimentos?
- Existem substituições nesses consumos?
- Se existe como substituir e o q falta para uma alimentação saudável possui um espaço da natureza para uma produção? Fazer conscientização.
- As ruas estão limpas? Se isso é importante para o meio Ambiente, pra onde vai o resto da alimentação consumida. Existe este conceito entre as pessoas?
- E como é a Coleta de lixo dos alimentos?
- Podemos produzir energia do “lixo” e novos empregos?
Etapa 2
- Após anotar na lousa as informações mais relevantes trazidas pelos alunos, apresentar alguns textos retirados da web, revistas, livros didáticos e paradidáticos para ajudar na reflexão.
- Apresentar um Power Point elaborado com ajuda dos alunos, e todo o material conquistado durante o período. (Selecionado e revisado pela Professora).
- Divididos em grupos de 5 pessoas, os alunos, nessa etapa, deverão elaborar uma exposição com os assuntos abordados, em forma de Artigos Visuais, pesquisas, montagem do Blog com interação dos alunos.
Apresentação Final: Apresentação em Power Point entre os alunos e comunidade da parte teórica e prática.
PÚBLICO ALVO: Alunos de 1º ao 6º Ano do EF.
Olá Valdete!
ResponderExcluirÉ um excelente projeto, torço para que dê certo.
Parabéns pelo blog e pela postagem! Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar O CÔNCAVO NA AXILA DIREITA DE ROSALMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
Abraço!
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)
Obrigado Jeferson, seu blog é maravilhoso, Um dia chego lá. Adorei sua visita.
ResponderExcluirOi Valdete...parabéns pelo blog, começou bem...torço pelo sucesso. Bjssss
ResponderExcluirOlá Sandrinha, agradeço sua visita. É uma honra te-la como membro. bjks
Excluir